ptenfres

Núcleo de Modelagem Estrutural Aplicada

Publicado: Sexta, 25 Março 2022 14:16 | Última Atualização: Sexta, 25 Março 2022 14:16 | Acessos: 2309

Quem somos?

O Núcleo de Modelagem Estrutural Aplicada (NUMEA) é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará formado por alunos e professores, mestres e doutores. Criado em 2014, tem disseminado as novas tecnologias desenvolvidas na universidade para o mercado da construção civil através do desenvolvimento de experiências científicas e profissionais na área de Engenharia de Estruturas, trabalhando com temas relacionados a concreto armado, pré-moldados, reforço estrutural e modelagem computacional aplicada. Nosso objetivo principal é corroborar com o estudo e desenvolvimento de componentes e sistemas construtivos que atendam aos requisitos de desempenho, sustentabilidade e durabilidade.

Linhas de Pesquisa/ Área de atuação

- Concreto Armado / Pré-moldados: Estudos e análises estruturais de elementos em concreto armado e pré-moldados, como lajes lisas, consolos e dentes gerber.

- Reforço de estruturas: Avaliação de estruturas, componentes e sistemas construtivos convencionais e inovadores, buscando identificar causas e possíveis soluções para manifestações patológicas.

- Modelagem computacional aplicada: Estudos e análises de elementos estruturais complexos, através da aplicação de modelos computacionais.

- Reciclagem e sustentabilidade: Estudos sobre beneficiamento de resíduos para a produção de agregado em novos materiais para construção civil, verificando suas aplicações em elementos estruturais.

Maurício de Pina Ferreira

Engenheiro civil com Doutorado na área de Estruturas, é Professor Associado da Universidade Federal do Pará. Fez estágio de doutorado no Imperial College em Londres e foi Professor Visitante na Universidade Tcheca de Tecnologia (CTU Praga). Bolsista de Produtividade do CNPq, foi coordenador do curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (2016 a 2018) e atualmente ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Engenharia Civil da UFPA. Também coordena o curso de Especialização em Projeto de Edifícios de Concreto Armado e Protendido. Atua como orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Estruturas com ênfase em Concreto Armado, Pré-moldados, Reforço de Estruturas e Modelagem Computacional Aplicada. Atuou em análise e projeto de Edificações, Pontes e Estruturas de Concreto de Usinas Hidrelétricas. Editor Associado da Revista Ibracon de Estruturas e Materiais, é autor de diversos artigos científicos publicados em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais.

Manoel José Mangabeira Pereira Filho

Engenheiro civil com Doutorado na área de Estruturas pela Universidade de Brasília (UNB). Professor Adjunto no Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA CAMTUC). Pesquisador dos grupos de pesquisa Núcleo de Modelagem Estrutural Aplicada (NUMEA - UFPA) e Grupo de Estudos de Tecnologias da Engenharia Civil (GETEC - UNB) com experiência e publicações nas áreas de eficiência ao arrancamento de conectores de aço embutidos em elementos de concreto armado, desenvolvimento de novos tipos de armadura de cisalhamento e punção em lajes lisas. Tem experiência em projeto, avaliação e reforço de Estruturas de concreto Armado. Atuou em provas de carga em pontes rodoviárias de concreto armado, protendido e estruturas mistas de aço e concreto. Também é colaborador da página de divulgação técnica e científica de engenharia chamada Engenharia Explicada com publicações na área de engenharia civil.

Aarão Ferreira Lima Neto

Engenheiro civil com Doutorado na área de Estruturas pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é professor Associado I no Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Tucuruí, e ocupa o cargo de Diretor Geral do NDAE. Tem experiência em elaboração de projetos e fiscalização de obras. Atua nas áreas de estruturas de concreto e aço, com ênfase na área de patologias, ensaios não-destrutivos, reparo e reforço estrutural. Revisor da Revista Eletrônica de Engenharia Civil.

registrado em: