ptenfres

Grupo de Pesquisa de Materiais de Construção Civil

Publicado: Sexta, 25 Março 2022 14:18 | Última Atualização: Sexta, 25 Março 2022 14:18 | Acessos: 2318

Quem somos?

O Grupo de Pesquisa de Materiais de Construção Civil (GPMAC) é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará, criado em 2014, que desenvolve trabalhos sobre tecnologia dos materiais, aproveitamento de resíduos e desempenho das edificações. Nosso objetivo principal é corroborar com o desenvolvimento de materiais, componentes e sistemas construtivos que atendam aos requisitos de desempenho, sustentabilidade, durabilidade e prevenção de manifestações patológicas. Buscando disseminar as novas tecnologias desenvolvidas na universidade para o mercado da construção civil.

Linhas de Pesquisa/ Área de atuação

- Desempenho das edificações:   avaliação de materiais, componentes e sistemas construtivos convencionais e inovadores. Análise de manifestações patológicas

- Tecnologia dos materiais: estudos em concretos e argamassas convencionais e especiais.

- Reciclagem e sustentabilidade: estudos sobre beneficiamento de resíduos para a produção de agregado e ligantes em novos materiais para construção civil.

Isaura Nazaré Lobato Paes

Doutora em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília 2004). Tem experiência na área de     Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas: argamassa, revestimento, transporte de umidade, estrutura de poros.

Luciana de Nazaré Pinheiro Cordeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2006) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); e está cursando doutorado em Engenharia nesta mesma universidade. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: pozolanas, resíduos agrícolas, resíduos de construção e demolição.

Paulo Sergio Lima de Souza

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) . Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas: concreto de alta resistência, metacaulim de alta reatividade, propriedades mecânicas.

registrado em: